Ciclos de Inovação

"A única maneira de sobreviver é transformar-se continuamente em outra coisa. É essa idéia de transformação contínua que faz de você uma empresa inovadora."

- Ginni Rometty

Nada melhor do que compreender inovação do que experimentar suas metodologias e ferramentas. Esta é a proposta deste serviço que se inicia com a escolha de um problema relevante da organização que merece ser tratado de forma inovadora.

Para nós este processo de transformar-se continuamente se traduz nas nossas ofertas de Ciclos de Inovação. Estes ciclos consistem em passar por todos os processos de inovação, desde a ideação até a entrega do produto ou serviço ao mercado (como a figura abaixo mostra).

Ideação

Processo criativo de gerar, desenvolver e comunicar novas idéias, onde uma idéia é entendida como um elemento básico do pensamento que pode ser visual, concreto ou abstrato. Nós, da Siena Company, entendemos que é relevante que esta fase tenha como entrada um problema ou uma oportunidade que esteja alinhada com a estratégia da empresa.

Prototipação 360

Processo interativo que visa fornecer às áreas de design conceitual, engenharia, fabricação, vendas e marketing a capacidade de explorar virtualmente um produto completo antes de ser construído. Nós, da Siena Company, entendemos que nesta fase o envolvimento de potenciais

Financiamento

Para que alguns produtos e serviços sejam desenvolvidos, em alguns momentos, o financiamento interno não é suficiente, ou mesmo não é viável. Buscar então financiamento externo se oferece como uma alternativa viável. Nós, da Siena Company, temos expertise para busca de financiamento público, bem como privado e podemos auxliar a empresa na conquista deste recurso financeiro em tempo adequado para a janela de oportunidade necessitada por aquele projeto.

Desenvolvimento do Produto

Nós, da Siena Company, trabalhamos com a metodologia “Lean Product Development (LPD) que se trata de uma abordagem enxuta para atender aos desafios do desenvolvimento de produtos. Esta metodologia visa responder aos seguintes desafios:

  • Necessidade de soluções mais inovadoras

  • Reduzir os longos tempos de ciclo de desenvolvimento

  • Evitar muitos ciclos de redesenvolvimento (retrabalho)

  • Reduzir os altos custos de desenvolvimento

  • Reduzir os tempos de ciclo de produção longos

  • Reduzir os altos custos de produção

Desenvolvimento do Mercado

Não há produto, por melhor que tenha sido concebido e desenvolvido, que resista a falta de clientes. Nós, da Siena Company, entendemos que o desenvolvimento do produto deve ser acompanhado com o desenvolvimento do mercado. Para isto aplicamos a metodologia concebida pelo Professor Steve Blank conhecida como “Customer Development Methodology”. Esta metodologia maximiza as chances de o produto ter apelo e relevância para o segmento ou nicho de mercado a qual ele foi concebido.